Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

PME - Apoio a Pequenas e Médias Empresas

Orçamento provisório – SME Instrument 2,30 mil milhões EUR
Orçamento provisório – Inovação PME 0,33 mil milhões EUR

O PQ Horizonte 2020 incentivará e apoiará a participação das PME de uma forma integrada em todos os objetivos específicos.
Espera-se que esta abordagem integrada tenha como resultado que cerca de 20% do orçamento seja consagrado às PME.
Além da participação em todos os projetos em colaboração existirá uma medida específica para as PME, o SME instrument, bem como o apoio à implementação de um sistema de inovação.
 
SME Instrument

O SME instrument, apoio dedicado às PME, representa uma nova abordagem ao apoio das atividades de inovação das PME, irá atrair mais PME ao Horizonte 2020, fornecer apoio a uma larga gama de atividades de inovação e ajudar a aumentar o impacto económico dos resultados dos projetos, pela sua abordagem focada nas necessidades internas da empresa e na sua orientação para o mercado.

O SME instrument dá resposta às necessidades de financiamento de PME orientadas para a internacionalização e, particularmente, aos jovens empreendedores na implementação de ideias de potencial e risco elevado. Destina-se a apoiar projetos de dimensão europeia que conduzam a mudanças radicais na forma como os negócios são feitos (produtos, processos, serviços, marketing, etc.). Irá lançar as empresas em novos mercados, promover o crescimento e criar elevado retorno do investimento. O SME instrument abrange todo o tipo de PME inovadoras de modo a promover campeões do crescimento em todos os setores.

Este instrumento é composto por 3 fases distintas mas interligadas e com um esquema de coaching e mentoring para os beneficiários, não existindo por isso obrigação das PME candidatarem-se sequencialmente às 3 fases.

Fase 1: Viabilidade tecnológica, técnica e económica;
Fase 2: Projeto de inovação;
Fase 3: Comercialização.

As PME são convidadas a submeter propostas a este instrumento em qualquer altura em qualquer área dos desafios societais e das tecnologias facilitadoras e industriais do Horizonte 2020.

Promover a capacidade de inovação das PME

Existirão ainda atividades de apoio à execução que complementam as medidas específicas a favor das PME em todo o PQ Horizonte 2020 e que serão nomeadamente apoiadas com vista a promover a capacidade de inovação das PME. As organizações intermediárias que representam grupos de PME inovadoras serão convidadas a desenvolver atividades de inovação transsetoriais e transregionais com PME que tenham competências que se reforcem mutuamente, com vista a desenvolver novas cadeias de valor industrial.

Apoiar a inovação orientada para o mercado

Finalmente, será prestado apoio especializado à inovação (por exemplo: exploração dos direitos de propriedade intelectual, redes de entidades adjudicantes, apoio a serviços de transferência de tecnologias, conceção estratégica) e a análises de políticas públicas relacionadas com a inovação.

 

 

MAPA GERAL DO SITE