Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

MSCA - Ações Marie Skłodowska-Curie nas Competências, Formação e Progressão na Carreira

Orçamento: 6,16 mil milhões EUR (2014 – 2020)

O aumento da competitividade económica europeia implica a necessidade de aumentar significativamente o número de investigadores na Europa. Para isso, é necessário transformar a Europa num continente aliciante, pelo apoio à inovação, pela criação de conhecimento e pelo encorajamento dos investigadores a permanecer através das oportunidades proporcionadas por um mercado de trabalho aberto. 
Durante o Horizonte 2020, no âmbito das já conhecidas Ações Marie Curie, serão financiadas anualmente 4 Ações Marie Skłodowska-Curie que apoiarão a formação a investigação e mobilidade, tanto  a nível transnacional como intersectorial, de investigadores altamente qualificados,  na Europa e no resto do mundo.

 

As Ações Marie Skłodowska-Curie no H2020 têm por objetivo:

Cumprindo os objetivos acima, será encorajada a proliferação de centros de excelência na UE e a sua contribuição para áreas novas da investigação e do conhecimento.

 

Atividades (linhas investigação e Inovação)

Planeiam-se os seguintes tipos de ação durante o H2020:

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

A participação da indústria e inclusive PMEs é prevista em todas as ações Marie Curie. A participação da indústria será fortemente apoiada através de ações dirigidas à formação inicial e formação avançada de investigadores. Paralelamente, outra ação procurará estabelecer uma colaboração a longo prazo entre as universidades, a indústria e as PMEs e também academia. O objetivo é estimular a mobilidade entre sectores e aumentar a partilha de conhecimentos através de esforços conjuntos de investigação.

MAPA GERAL DO SITE