Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

SESAR -Iniciativa Conjunta Céu Único Europeu e Investigação ATM

O programa SESAR (SJU - SESAR Joint Undertaking) foi criado em 2014 e integrado 7º Programa Quadro da União Europeia (FP7) como pilar tecnológico da iniciativa “Céu Único Europeu” (SES - Single European Sky) cujo objetivo é modernizar a Gestão de Trafego Aéreo (ATM - Air Traffic Management) na Europa, resolvendo a corrente fragmentação e os custos elevados de exploração do Céu Europeu. A tarefa essencial da SJU é a execução do Plano Diretor Europeu de Gestão de Trafego Aéreo (ATM Master Plan) para a implementação da nova geração de sistemas ATM para o SES a partir de 2020.

A SJU constitui o braço tecnológico europeu de suporte ao SES e à sua evolução para o futuro ATM Master Plan, tendo por missão investir em investigação de base, desenvolvimento tecnológico e atividades de demonstração de grande escala, tendo por objetivo a redução dos riscos no setor.

A SJU é uma PPP formada pelos 2 membros fundadores (Eurocontrol e União Europeia) e 19 membros associados (empresas europeias de navegação, transporte aéreo e sistemas). Envolve no total mais de 100 entidades de 20 países e conta com a participação de mais de 3000 pessoas em mais de 300 projetos.

 

Orçamento

A SJU foi estabelecida e financiada pelos programas FP7-TRANSPORTES e TEN-T, os quais contribuíram ambos com parcelas de 350 M€. Tendo por objetivo a implementação da última fase do ATM Master Plan, foi orçamentado um investimento de 1585 M€ (1200 M€ para investigação aplicada, 85 M€ para investigação básica e 300 M€ para demonstradores de grande escala) para garantir a extensão da iniciativa SESAR (SESAR-2) cabendo ao H2020 Desafio Societal dos Transportes (DS4) a parcela de 585 M€ ficando o restante financiamento a cargo do Eurocontrol e da indústria.

 

Tarefas

A SJU desenvolve atividades que cruzam todo o ciclo de investigação e inovação, desde a investigação básica até à demonstração de larga escala. As atividades a desenvolver na SJU foram dividias nos seguintes 3 módulos:

  1. Investigação básica (Exploratory Reasearch);
  2. Investigação aplicada, Inovação pré-industrial e validação (Applied Research);
  3. Demostrações de larga escala (Large Scale Demonstrations)

 

Em Portugal, compete à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) o acompanhamento institucional da SJU.

 

 

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