Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Espaço no 7ºPQ

Orçamento: 1.4 mil milhões EUR (2007 - 2013)

Nos últimos 20 anos, a Europa tem sido pioneira na tecnologia, através de iniciativas como a Observação da Terra e o Galileo. A Europa tem investido na exploração espacial com missões economicamente viáveis e apoiado iniciativas de colaboração com a Agência Espacial Europeia, assegurando um papel estratégico neste domínio.

Benefício para os cidadãos:

Recentemente, a União Europeia decidiu investir no GMES (Monitorização Global do Ambiente e da Segurança), que será fundamental para gerir as consequências de desastres naturais e alterações climáticas. O Galileo, entre outras iniciativas, ajudará a desenvolver o mecanismo de busca e salvamento (search and rescue - SAR).

A investigação financiada pela UE contribuirá para o desenvolvimento duma política espacial europeia. Isto, por sua vez, servirá de apoio a políticas comunitárias na agricultura, no ambiente, na aquicultura, nos transportes e telecomunicações, quer através de ferramentas de observação espacial ou soluções baseadas no espaço.

Benefício para os investigadores:

A ciência baseada no espaço é uma importante força motriz de novos desenvolvimentos tecnológicos que têm impacto sobre a vida quotidiana.

As actividades de investigação durante o FP7 pautar-se-ão pelas seguintes áreas:
Benefício para a indústria e PMEs

O espaço é um sector industrial estratégico em termos de crescimento e as suas aplicações estão na base das actividades económicas e serviços estatais. As empresas europeias, na esmagadora maioria PMEs, desempenham um papel fundamental no mercado global de manufactura de satélites, serviços de lançamento, operações de satélite e prestadores de serviços de transmissão de dados. De modo a sustentar uma indústria competitiva, é necessária mais investigação e tecnologia. O apoio proporcionado através do FP7 promete criar tais oportunidades.

MAPA GERAL DO SITE