Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Potencial de investigação no 7ºPQ

Orçamento: 370 milhões (2007 - 2013)

A Europa deve explorar o seu potencial para a investigação, em especial nas regiões menos avançadas e distanciadas dos centros europeus de desenvolvimento científico e industrial. Uma estratégia de inclusão pode beneficiar o tecido social bem como a comunidade científica e industrial, tanto localmente como ao nível da Área Europeia de Investigação.

Benefício para os cidadãos:

Aproveitando o conhecimento e experiência existentes noutras regiões europeias, esta acção procura aumentar o potencial para a investigação onde for necessário, prestando apoio sob a forma de investimento, pessoal, trabalho em rede ou aconselhamento/orientação.

O esforço dirige-se a investigadores e instituições destas regiões no sector público ou privado.

Benefício para os investigadores:
Benefício para a indústria e PMEs

Para concretizar de modo completo a Área Europeia de Investigação na União alargada, todas as regiões devem participar e ser apoiadas se tal for necessário. Esta estratégia beneficia directamente as PMEs e organizações industriais nas regiões de convergência.

Serão procuradas fortes sinergias com a política comunitária para as regiões. As acções neste contexto identificarão necessidades e oportunidades de reforço das capacidades de centros de excelência já existentes ou emergentes nas regiões de convergência, podendo recorrer-se aos fundos Estruturais e de Coesão.

Também se procurarão sinergias com o programa Competitividade e Inovação, de modo a promover a comercialização regional da investigação e desenvolvimento, em colaboração com a indústria.

MAPA GERAL DO SITE