Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Ciência na sociedade no 7ºPQ

Orçamento: 280 milhões (2007 - 2013)

A “Ciência na Sociedade” pretende estabelecer uma ponte entre os profissionais da ciência e aqueles que não possuem treino científico formal, bem como promover o gosto pela cultura científica entre o público. Algumas das iniciativas, portanto, pretendem estimular a curiosidade dos jovens pela ciência e em reforçar a educação científica a todos os níveis.

Benefício para os cidadãos:

Ao passo que a ciência e a tecnologia têm cada vez mais influência nas nossas vidas, aparentemente, estão longe das preocupações quotidianas de grande parte do público e das de quem toma decisões políticas. As questões polémicas relacionadas com as tecnologias emergentes devem ser abordadas pela sociedade através dum debate bem informado que leve a escolhas e decisões racionais. Portanto, outra questão fundamental é o encorajamento do diálogo no seio das sociedades sobre as políticas de investigação; estimular as organizações da sociedade civil para que participem mais na investigação; debater e promover valores partilhados, oportunidades iguais e diálogo social.

Benefício para os investigadores:

A iniciativa levada a cabo na área “Ciência na Sociedade” prestará apoio em questões como o fortalecimento e melhoria do sistema científico europeu. Tal inclui a “auto-regulação” e o desenvolvimento duma política sobre o papel das universidades. O papel da investigação com base nas universidades e seu empenho nos desafios da globalização será reforçado.

A continuação e expansão da investigação sobre o género está prevista, incluindo a integração desta dimensão em todas as áreas de investigação.

Será dada especial atenção à melhoria da comunicação entre o mundo científico e um público mais alargado que inclui decisores políticos, meios de comunicação social e o público em geral. Isto seria conseguido, em parte, ajudando os cientistas e profissionais dos meios de comunicação a trabalhar mais estreitamente.

Far-se-ão esforços adicionais para definir referências de investigação éticas, à luz dos direitos fundamentais. Levar-se-ão a cabo iniciativas para melhorar a administração do sistema europeu de investigação e inovação.

Benefício para a indústria e PMEs

Ao estimular os jovens no sentido de optar pelos estudos científicos, a necessidade de recursos humanos por parte da indústria pode ser melhor suprida a longo prazo. Será promovida a progressão das mulheres nas carreiras científicas, em conjunto com melhor uso dos seus talentos profissionais e científicos.

Reforçar-se-ão quadros éticos para as actividades de investigação em conjunto com uma cultura de diálogo sobre a investigação e o seu lugar na sociedade, de modo a fortalecer a confiança dos cidadãos nas actividades de investigação industriais.

MAPA GERAL DO SITE