Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Segurança no 7ºPQ

Orçamento: 1.3 mil milhões EUR (2007 - 2013)

A segurança da Europa é uma condição necessária à prosperidade e à liberdade. Devemos abordar a necessidade duma estratégia de segurança abrangente que inclua tanto as medidas de protecção civil como as de defesa.

Benefício para os cidadãos:

Precisamos de investir no conhecimento e desenvolver mais tecnologias de modo a proteger os nossos cidadãos de ameaças como o terrorismo, as catástrofes naturais e a criminalidade, ao mesmo tempo respeitando a privacidade e salvaguardando direitos fundamentais.

Durante o FP7, a investigação financiada pela UE abordará temas ligados à protecção civil (antiterrorismo e gestão de crises) e contribuirá para numerosas políticas comunitárias, tais como o transporte, a mobilidade, a protecção civil, a energia, o ambiente e a saúde. Cooperando e coordenando esforços à escala europeia, a EU pode melhor compreender e dar resposta aos riscos dum mundo em constante mudança.

Benefício para os investigadores:

A investigação relacionada com a segurança deverá gerar novos conhecimentos e promover a aplicação de novas tecnologias na área da protecção civil.

A investigação durante o tempo de vigência do FP7 incidirá sobre as seguintes áreas:
Benefício para a indústria e PMEs

A investigação sobre a segurança reforçará a competitividade da indústria de segurança europeia, estimulando a cooperação de prestadores de serviços e utilizadores para obtenção de soluções de segurança civil. Também atrairá os maiores talentos intelectuais e tecnológicos por toda a Europa através do envolvimento activo das PMEs.

MAPA GERAL DO SITE