Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Saúde no 7ºPQ

Orçamento: 6 mil milhões EUR (2007 - 2013)

O objectivo do programa de investigação para a saúde é melhorar a saúde dos cidadãos europeus, e aumentar e fortalecer a competitividade e capacidade de inovação das indústrias e negócios da saúde europeus. As questões globais da saúde, como as epidemias emergentes, também serão abordadas. A cooperação europeia com os países em vias de desenvolvimento permitirá a esses países desenvolver capacidades de investigação.

Benefício para os cidadãos:

Os cidadãos beneficiarão da investigação europeia sobre a saúde, uma vez que esta incidirá principalmente sobre: a investigação translacional (ou seja, a tradução de descobertas básicas em aplicações clínicas, desenvolvimento e validação de novas terapias, métodos para a promoção da saúde e medidas preventivas, incluindo a promoção do envelhecimento saudável, ferramentas de diagnóstico e tecnologias médicas, e sistemas de cuidados de saúde sustentáveis e eficientes.)

A investigação clínica abordará numerosas doenças, como o cancro, as cardiovasculares, infecciosas, mentais e neurológicas, e em particular as ligadas ao envelhecimento, tal como as doenças de Alzheimer e Parkinson. Através de centros experimentais internacionais, com a participação do número necessário de pacientes, seriam desenvolvidos novos medicamentos e tratamentos num espaço de tempo mais curto.

Benefício para os investigadores:

A investigação médica europeia preocupar-se-á com:

Benefício para a indústria e PMEs
As PMEs cuja base assenta na investigação são os principais motores das tecnologias da saúde, médicas e da biotecnologia. Uma forte investigação bio-médica na UE fortalecerá a competitividade das indústrias europeias de cuidados de saúde e farmacêutica. Urge, pois, a criação, por parte da UE, dum ambiente que leve à inovação nos sectores público e privado.
MAPA GERAL DO SITE