Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Ideias no 7ºPQ

Orçamento: 7.4 mil milhões EUR (2007 - 2013)

O programa “Ideias”, implementado através do Conselho Europeu de Investigação (CEI), reforçará a competitividade europeia ajudando a atrair e fixar os cientistas mais talentosos, apoiando a investigação de alto risco e maior impacto, e promovendo investigação científica de primeira água em áreas novas e emergentes.

Benefício para os cidadãos:

Os países líderes na investigação estão em posição privilegiada para darem aos seus cidadãos melhor qualidade de vida, mantendo ao mesmo tempo a sua posição económica e fazendo avançar a sua competitividade global.

Durante o FP7, o programa Ideias financiará a investigação de ponta na Europa. O conceito subjacente ao Ideias é que os investigadores de topo ocupam a melhor posição para identificar novas oportunidades e direcções nas fronteiras do conhecimento. Estas, por sua vez, reflectirse- ão nas sociedades e abrirão caminho até às indústrias e mercados, e traduzir-se-ão nas maiores inovações sociais do futuro.

Benefício para os investigadores:

O CEI estará em posição única como organização financiadora pan-europeia, concebida para apoiar a melhor ciência e trabalho académico em todas as áreas de investigação através da competição aberta e directa. Espera-se reforçar o carácter dinâmico da Europa, tornando-a mais atraente a cientistas de topo, tanto europeus como doutros países, e para o investimento industrial.

Disponibilizar-se-ão dois tipos de financiamento através do CEI, ambos partindo das bases, sem prioridades preestabelecidas, em todas as áreas de investigação:

Benefício para a indústria e PMEs

Os projectos serão financiados com base em propostas apresentadas por investigadores tanto do sector privado como público, versando temas da sua escolha, e avaliados tendo por base o critério único da excelência comprovada pela opinião informada dos pares.

A investigação de ponta é uma força motriz essencial da economia e do progresso social, uma vez que oferece novas oportunidades de progresso científico e tecnológico, e é fundamental na produção de novos conhecimentos que levem a futuras aplicações e mercados.

MAPA GERAL DO SITE