Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Ambiente (incluindo alterações climaticas) no 7ºPQ

Orçamento: 1.8 mil milhões EUR (2007 - 2013)

Os desafios oriundos das crescentes pressões sobre o ambiente (e seus recursos), quer naturais, quer causadas pelo Homem, requerem uma abordagem coordenada aos níveis pan-europeu e internacional.

Benefício para os cidadãos:

Precisamos de compreender e lidar melhor com questões como a da mudança climática e identificar tecnologias ecologicamente viáveis de modo a melhorar a nossa gestão de recursos naturais e artificiais. As actividades abordarão políticas necessárias, tais como as avaliações de impacto na sustentabilidade das políticas da UE e o seguimento das acções de Quioto sobre a alteração climática, bem como no período pós-Quioto.

Benefício para os investigadores:

A gestão sustentável do ambiente e seus recursos torna necessária a investigação pluridisciplinar e integrada, de modo a aumentar o nosso conhecimento das interacções entre clima, biosfera, ecossistemas e actividades humanas. Isto ajudar-nos-á a desenvolver novas tecnologias, ferramentas e serviços ambientais.

O programa “Ambiente” será implementado sob a seguinte estrutura:

Benefício para a indústria e PMEs
Fortalecer a posição da UE nos mercados globais de tecnologia ambiental contribuirá para o consumo e produção sustentáveis e para o crescimento sustentável através de oportunidades comerciais e competitividade fortalecida, ao mesmo tempo que se protege o nosso património cultural e natural. Dar-se-á especial atenção às tecnologias de fornecimento de água e sistemas sanitários, de química sustentável, de construção e silvicultura, em parceria com as respectivas Plataformas Tecnológicas Europeias. A dimensão socioeconómica influenciará o seu desenvolvimento e introdução no mercado e consequente aplicação.
MAPA GERAL DO SITE