Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Ciências socioeconómicas e ciências humanas no 7ºPQ

Orçamento: 610 million (2007 - 2013)

A Europa defronta uma série de desafios sociais e económicos. Urge, pois, compreendê-los melhor e abordá-los eficazmente através de políticas adequadas. A longa tradição europeia nesta área de pesquisa, em conjunto com diferentes abordagens sociais, económicas e culturais, oferece uma oportunidade única para levar a cabo este tipo de investigação a nível da UE.

Benefício para os cidadãos:

Durante o FP7, a investigação na UE das Ciências Socioeconómicas e Ciências Humanas promete estudar e apontar respostas a temas como a alteração demográfica e a qualidade de vida; a educação e o emprego tendo em conta as actuais tendências económicas; a interdependência global e a transmissão de conhecimentos; o bem-estar das democracias e a participação política; a diversidade cultural e os valores.

Benefício para os investigadores:

A relação entre investigação e políticas é salvaguardada ao assegurar-se que os temas examinados sejam de elevada prioridade a nível europeu e abordados por políticas comunitárias. De facto, a investigação a nível da UE tem várias vantagens; pode reunir dados por toda a Europa, necessários à melhor compreensão de temas complexos.

Benefício para a indústria e PMEs

Durante o FP7, a indústria e as PMEs serão activamente encorajadas a participar em todos os temas, em especial os que dizem respeito ao programa Cooperação. Os temas abordados pelas Ciências Socioeconómicas e Humanas oferecem-lhes a oportunidade dupla de agir como participante na criação de conhecimento, como membros de equipa, mas também como receptores de conhecimento que podem aplicar.

MAPA GERAL DO SITE