Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Pessoas no 7ºPQ

Orçamento: 4.7 mil milhões EUR (2007 - 2013)

Precisamos de investigadores altamente formados e habilitados de modo a melhorar o bemestar dos nossos cidadãos e incentivar o crescimento económico.

Benefício para os cidadãos:

De modo a competir globalmente, é necessário que mais pessoas sigam a carreira de investigador, é há que lhes proporcionar as bases dum mercado de trabalho aberto. Assim, a Europa deve ser transformada num continente aliciante que apoia a inovação, a criação de conhecimento e encoraja os investigadores a permanecer.

Durante o Sétimo Programa-Quadro, uma série de acções de investigação financiadas pela UE apoiará a formação, investigação e mobilidade contínuas de cientistas altamente qualificados na Europa e no resto do mundo. Cumprindo os objectivos acima, encorajaremos a proliferação de centros de excelência na EU e a sua contribuição para áreas novas da investigação e do conhecimento.

Benefício para os investigadores:

Partindo da experiência profícua das acções Marie Curie, o programa Pessoas melhorará o potencial humano na investigação e desenvolvimento europeus, abrangendo todas as fases da vida profissional do investigador, desde o treino inicial até à aprendizagem contínua e progressão na carreira.

Planeiam-se os seguintes tipos de acção durante o Sétimo Programa-Quadro:

Consulte aqui a FAQ sobre o Programa Pessoas

Benefício para a indústria e PMEs

A participação da indústria e PMEs é prevista em todas as acções Marie Curie. A participação da indústria será fortemente apoiada através de acções dirigidas à formação inicial de investigadores. Paralelamente, outra acção procurará estabelecer uma colaboração a longo prazo entre as universidades, a indústria e as PMEs. O objective é estimular a mobilidade entre sectores e aumentar a partilha de conhecimentos através de esforços de investigação conjuntos. O recrutamento de investigadores experientes para estas colaborações será reforçado pelo destacamento de pessoal entre sectores e através da organização de eventos.

MAPA GERAL DO SITE