Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

O tema Transporte (incluindo aeronautica) no 7ºPQ

Orçamento: 4.1 mil milhões EUR (2007 - 2013)

Os transportes são um dos pontos fortes da Europa. O sector de transportação aérea contribui com 2.6% do PIB da UE, com 3.1 milhões de empregos, e os transportes terrestres geram 11% do PIB da UE, empregando cerca de 16 milhões de pessoas. Mas os transportes também são responsáveis por 25% das emissões de CO2 da UE.

Benefício para os cidadãos:

Durante o FP7, pelo menos 4 mil milhões de euros serão atribuídos à investigação na UE com o intuito de desenvolver sistemas de transportação “mais verdes” e “mais inteligentes”, para benefício de todos os cidadãos. A investigação sobre os transportes terá igualmente impacto directo em áreas de grande relevo, como o comércio, a concorrência, o emprego, o ambiente, a coesão, a energia, a segurança e o mercado interno.

Benefício para os investigadores:

A necessidade de novas redes e infra-estruturas de transportação na Europa está em crescimento, bem como os custos do desenvolvimento. O seu desenvolvimento a nível europeu só pode concretizar-se através das actividades de colaboração dos participantes em IDT.

É imperativo enfrentar os vários desafios políticos, tecnológicos e socioeconómicos de maneira economicamente viável, no que toca a questões como o “automóvel ecológico e seguro” do futuro, a interoperabilidade e intermodalidade, especialmente no que toca ao transporte marítimo, fluvial e ferroviário. Além disso, será essencial à implementação de políticas europeias o desenvolvimento de tecnologias de apoio ao sistema Galileo e suas aplicações.

As actividades que se pretende abranger durante o FP7 são:
Benefício para a indústria e PMEs
O investimento na investigação sobre os transportes é necessário para assegurar que as indústrias de transportes europeias possuam uma vantagem tecnológica que lhes permita competir globalmente. Além disso, as actividades de investigação sobre os transportes no âmbito do FP7 também darão às PMEs tecnologicamente inovadoras acesso melhorado a programas pan-europeus de investigação e às vantagens deles derivadas.

Transport Research and Innovation Portal (TRIP)

Rede Europeia de NCPs para o tema Transportes (ETNA)

MAPA GERAL DO SITE