Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

EIT

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) tem como objectivo a criação integral do ciclo de inovação e conhecimento desde a educação, passando pela investigação, pela inovação até ao empreendedorismo e ao mercado. O EIT tem como principais características:
Colaboração integrada de todos os actores importantes no triângulo do conhecimento Orientação para o mercado Forte envolvimento empresarial
Educação presente em todos os níveis (desde a investigação até ao mercado) Abordagem interdisciplinar com vista a um forte impacte societal Formação de estruturas flexíveis e independentes

Este novo organismo pretende fomentar o crescimento e a competitividade a nível europeu através da criação de Comunidades de Inovação e Conhecimento (KICs), numa abordagem bottom-up. Estas comunidades serão parcerias colaborativas privadas com personalidade jurídica (tipo joint-ventures) que irão estabelecer uma cadeia de inovação que englobará a gestão dos direitos de propriedade intelectual e a transferência da educação, investigação e inovação para o contexto empresarial, comercial e social. Estas comunidades funcionarão com vários Co-Location Centres (CC) distribuídos pela Europa na qual é fomentada a mobilidade entre os mesmos.

É dado especial destaque aos aspectos de gestão, organização, governância, IPR e disseminação, em que uma abordagem empresarial será determinante. A Gestão de recursos humanos e a promoção da mobilidade dentro da cadeia de inovação através da criação de um “selo do EIT” serão também aspectos a valorizar.

Estas KICs terão uma duração mínima de 7 anos e terão um financiamento 25% dos custos de financiamento. Para o restante financiamento será valorizado o cross-funding entre financiamento público e financiamento privado:
7º Programa Quadro de I&DT da CE Programa para a competitividade e inovação (CIP) Aprendizagem ao longo da Vida
Fundos Estruturais Fundos Nacionais Equity
Capital de risco Empréstimos Outros

Estão em funcionamento desde 2009, após concurso, KICs nas áreas das Alterações climáticas, mitigação e adaptação, energia sustentável e Tecnologia de informação e comunicação do futuro:

Alterações Climáticas, mitigação e adaptação Energia sustentável Tecnologia de Informação e comunicação do Futuro
Climate KIC InnoEnergy EIT ICT Labs
Pretende avaliar as alterações climáticas gerindo os seus condicionantes, apoiar a transição para as cidades de baixa emissão de carbono, gestão de recursos hídricos e incentivar a produção zero de carbono.  Integra a maior parte dos desafios do SET Plan (Strategic Energy Technology Plan), e tem como objectivo a criação de um corpo de massa crítica desde a geração de ideias até ao mercado, alavancados por um espírito empreendedor. 
Pretende fomentar uma transformação mais rápida das ideias e tecnologias de ICT em produtos, serviços e negócios através de serviços baseados em internet assentes numa “rede de hotspots de inovação”.
Co-Location Centres
Londres, Zurique, Área Metropolitana de Berlim, Área Metropolitana de Paris e Área Metropolitana de Randstad
Co-Location Centres
CC Alemanha: Karlsruhe, CC Alps Valleys: Grenoble, CC Benelux: Eindhoven/Leuven, CC Iberia: Barcelona (com a participação do IST), CC PolandPlus: Krakow, CC Suécia: Stockholm
Co-Location Centres
Berlim, Eindhoven, Helsínquia, Paris e Estocolmo.

As KICs têm um carácter aberto logo é possível a integração nos consórcios já referidos por parte de empresas, universidades, institutos de investigação, PMEs e investigadores.

A participação nacional dá-se na KICs Innoenergy, no Co-Location Iberia liderada pelo Instituto Superior Técnico.

Para mais informações consulte a página do EIT ou faça download do folheto.

O EIT no Horizon 2020 (2014-2020)

Segundo a  Agenda Estratégica de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, enquadrada no novo Programa Quadro para a Investigação e Inovação, Horizonte 2020, irão ser lançados novas KICs. Neste novo documento estão já definidas as novas áreas para as Comunidades de Inovação e Conhecimento (KICs) a ter início em 2014 e posteriormente em 2018, bem como as relações a existir entre as KICs do EIT e as restantes iniciativas do Horizonte 2020. Para abrir em 2014, as novas KICS abordarão as seguintes áreas:

Inovação para uma vida saudável e o envelhecimento activo (melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos de todas as idades) Matérias-primas (exploração sustentável, extracção, tratamento, reciclagem e substituição de matérias-primas)

O orçamento para as KICs do EIT é de 3,18 Mil Milhões de Euros, que inclui este novo conjunto de KICs, bem como as actuais em funcionamento. Para mais informação consulte a nova Agenda Estratégica de Inovação, bem como as FAQs do EIT.

As novas KICs a abrir em 2016 serão as seguintes áreas:
Produção de valor acrescentado (desenvolvimento de processos de fabrico mais competitivos, sustentáveis e ecológicos) Alimentação para o futuro (uma cadeia alimentar sustentável, do produtor ao consumidor)

Em 2018 será aberto concurso à seguinte KICs:
Mobilidade urbana (aplicar sistemas de mobilidade urbana mais ecológicos, inclusivos, seguros e inteligentes)
MAPA GERAL DO SITE