Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 23, Janeiro de 2011

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Segurança (em inglês “Security”) é o tema novidade no 7ºPQ. Visa o desenvolvimento tecnológico nas áreas do combate ao crime organizado, acções de prevenção anti-terroristas, vigilância de fronteiras e gestão de crises decorrentes de acções criminais e terroristas. A “segurança contra mau funcionamento ou más utilizações”, (em inglês “safety”), é tratada nos outros temas relevantes do Programa Cooperação, p. ex., a segurança alimentar no tema KBBE.

As Acções desenvolvidas no Tema Segurança têm tido um forte envolvimento dos grandes actores industriais do sector da Defesa Europeia. As entidades nacionais, nomeadamente as empresas, à imagem da maioria das participações nacionais já com projectos aprovados, podem integrar consórcios liderados por esses grandes actores ou proporem-se como líderes se tiverem ideias suficientemente fortes e inovadoras.

Os convites anuais para apresentação de propostas ao Tema Segurança abrem no fim de Julho e fecham em Dezembro. É essencial que os consórcios incluam os utilizadores finais, como forças policiais, entidades oficiais responsáveis pela segurança, autarquias, aeroportos, portos ou outros meios de transporte, que deverão ter um papel relevante no projecto. O GPPQ pode proporcionar contactos junto destas entidades e ajudar à sua mobilização. Mas, como estes processos são demorados, mais do que nos outros temas do Cooperação, é fundamental preparar as propostas com muita antecedência.

Se tem uma boa ideia, conte com o apoio do NCP deste tema e ganhe tempo... para poder vir a ter maior probabilidade de sucesso! Siga o exemplo do projecto SECUR-ED descrito ao lado.


Eduardo Maldonado

Tenha um bem sucedido ano de 2011! Prepare agora o seu ano de propostas!!!!

Veja os concursos ainda abertos e planeie estratégias para os concursos anunciados!
Consulte a tabela de sinergias entre temas que o GPPQ preparou para si...
E fique atento às prioridades dos concursos de 2012/2013, cujos Programas de Trabalho estão agora em preparação. Consulte o NCP da sua área. .

Tema: SEC-2010.2.1-1 - Security of mass transportation / Segurança nos Transportes Colectivos

Tipo de projecto: Demonstração

secur-ed

SECUR-ED
Secured Urban Transportation - European Demonstration

Duração: 42 meses
Orçamento: Custo Total de 40M€
Data de início: O projecto inicia-se em 2011
Parceiros: FR (coord.); IT; DE; ES; BE; PT; SE; UK; IL; NO; NL; FI; TR.

Coordenação PT
: Dirk Tilsner


O objectivo do projecto SECUR-ED é demonstrar, numa das interfaces intermodais de transporte de Lisboa, a articulação de várias tecnologias já existentes, em termos de interoperabilidade, para a protecção e segurança das pessoas e das próprias infra-estruturas técnicas de transportes colectivos, incluindo os processos organizacionais subjacentes (modelos de gestão de riscos e de resposta interventiva, preparação, treino etc.). A participação nacional é assegurada pela EDISOFT, EMEF e INESC-INOV, com o apoio directo dos agentes principais na área da segurança de transportes urbanos (PSP, REFER, CP e outros).

O GPPQ, contactado pelas empresas nacionais interessadas, sensibilizou antecipadamente os end-users, ajudando à sua decisão de participação no consórcio em tempo útil.


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis

Caso não deseje receber novamente a nossa Newsletter, clique aqui.