Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 34, Dezembro de 2011

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40
Fax.: (351) 21 391 76 50
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O desenvolvimento positivo e sustentável de uma sociedade depende da sua competência para criar e explorar conhecimento e da sua capacidade para inovar. Neste sentido, o tema Ciência e Sociedade do FP7 encoraja a reflexão e o debate na ciência e tecnologia e na relação destas com a sociedade. No próximo programa-quadro, Horizonte 2020, as soluções para o crescimento e emprego preconizadas na Estratégia 2020 apontam para o apoio a acções de grande escala com elevado impacto transeuropeu. Com o intuito de fazer a ponte para este futuro bastante próximo, o Concurso de 2012 do tema Ciência e Sociedade prevê esta nova realidade no tópico Mobilisation and Mutual Learning Actions.

Serão financiados projectos inovadores de natureza transversal e multidisciplinar que implicam o envolvimento de actores com papéis diferenciados na sociedade em três áreas prioritárias e de fronteira: Synthetic Biology; Engineering the Brain and Body: Human Enhancement e; Healthy and Active Ageing. O objectivo é, para cada uma destas três áreas prioritárias, criar parcerias entre entidades de vários sectores (investigação; indústria; associações, policy-makers, entre outros) e desenvolver formas de diálogo e cooperação nos diferentes momentos do processo de investigação e inovação. Os consórcios vencedores (mínimo de 10 parceiros de 10 Estados Membros e/ou Associados) contribuirão para estruturar uma destas áreas de conhecimento emergente e os seus membros ficarão em posição privilegiada para uma participação de sucesso no próximo PQ, o Horizonte 2020.

Contacte o NCP do tema para mais informações!

Eduardo Maldonado

Concursos abertos: um deles pode ser o que lhe convém.

Programa Quadro 2014-2020: vai ser adoptada a proposta final da COM para o Horizon 2020! Fique atento ao site do GPPQ para download do documento.

SfS - Sea for Society

Tema: Ciência na Sociedade, Programa Capacidades
Tipo de projecto: CSA – Coordination and Support Action - FP7 – Science and Society
Duração: 4 anos
Orçamento: Orçamento global: 4,2 M€; Orçamento PT 715 873 €
Data de início: Janeiro 2011
Consórcio: Ciência Viva, Fundação EurOcean, MARETEC - Instituto Superior Técnico, PT | BE | FR (Coord). | GR | NL | IT | IR | PL | PT | SE
Coordenação PT: Ana Noronha, Ciência Viva

secur-ed
Resumo: Este projecto irá fomentar a interacção entre investigadores, sociedade civil e policy-makers em questões relacionadas com recursos marinhos, desenvolvimento sustentável, o valor e impacto económico e social das actividades marítimas. Para isso, foi concebido um “Plano de Acção”, a implementar em 11 países da UE. Pretende-se mobilizar e envolver investigadores, empresas, centros de ciência, organizações não-governamentais e cidadãos num processo de aprendizagem mútua, de diálogo e de acção conjunta sobre questões-chave e transversais, tais como a biodiversidade, a poluição, a gestão de orlas costeiras e recursos marinhos, ou o turismo. O objectivo é contribuir para estruturar a actividade científica nesta área crucial para a UE e promover um conjunto de soluções inovadoras para problemas societais associados.

Site do projecto


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis

Caso não deseje receber novamente a nossa Newsletter, clique aqui.