Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Ministério da Educação e Ciência

Mecanismo Financeiro de Partilha de Risco (RSFF)

No âmbito do 7ºPQ, foi instituído em 2007, conjuntamente com o Banco Europeu do Investimento (BEI), um instrumento de financiamento de projetos de I&DT e Inovação que tenham um grau de risco que não permita o seu financiamento fácil no mercado de crédito bancário. O RSSF concede empréstimos e garantias a projetos de risco elevado e com taxas de juro muito favoráveis.

rsff

Este instrumento não se destina a financiar projetos, fornece apenas condições de financiamento e garantias para o investimento de risco na investigação e inovação. Apesar de ser parte do 7ºPQ, o RSFF pode financiar qualquer projeto que se enquadre nos objectivos do 7.º PQ , mesmo que não seja um projeto do 7ºPQ, entre os quais os projectos europeus (Ex. EUREKA, COST, EUROSTARS, etc.), projetos nacionais (Ex. QREN), ou mesmo projetos individuais da iniciativa de qualquer empresa nas seguintes áreas:

1. Engenharias/Automóvel
2. Energia
3. TIC
4. Ciências da Vida
5. Infra-estruturas de I&DT

Este instrumento tem comparticipação equitativa do BEI e da Comissão Europeia (CE) através do seguinte mecanismo:

rsff

O RSFF é um instrumento que está aberto em permanência e funciona na base do “first come first served”. Os projetos com um apoio de mais de 7,5 milhões de euros têm o envolvimento direto do BEI, enquanto que os financiamentos inferiores a 7,5 milhões de Euros têm de ser contratualizados através de bancos intermediários.

Para mais informações pode consultar o sitio do BEI ou da Comissão Europeia.

Pode também fazer download do folheto RSFF disponibilizado pelo GPPQ.

 

Risk Sharing Instrument (RSI) – RSFF para PME

A 5 de Dezembro de 2011 foi lançado um novo eixo deste instrumento, o RSFF para PME - Risk Sharing Instrument (RSI). Este instrumento é gerido conjuntamente pelo BEI e pela CE através do Fundo Europeu de Investimento (FEI, ou EIF em inglês), e irá permitir a entidades bancárias obterem garantias para a facilitação de financiamento e suporte para possíveis empréstimos e cobertura de risco a PME para projectos com forte componente de investigação, desenvolvimento e inovação e com montantes de financiamento entre 25.000€ e 7.500.000€.

Este novo instrumento tem por entidades-alvo PMEs e Mid Caps (empresas com menos de 500 trabalhadores) e irá fornecer as garantias necessárias aos bancos intermediários de modo a que estes possam facilitar empréstimos para o grupo alvo através do EIF. O EIF irá apoiar as entidades intermédias através do fornecimento de garantias (em troca de uma taxa) aos bancos intermediários, formalizado por Guarantee Agreements, e, também, em caso de default, o EIF cobre 50% do empréstimo ao banco intermediário.

A nível nacional este instrumento é disponibilizado p or um único Banco, o BPI, desde 17 de Abril de 2013. Poderá obter mais informação sobre a Linha BPI / FEI Inovação neste link, ou poderá contactar directamente o seu Gerente de Conta, se for Cliente BPI, ou qualquer Centro de Empresas BPI, que poderá pesquisar aqui.

Para mais informação consulte a página do instrumento ou consulte as FAQ do mesmo.

MAPA GERAL DO SITE