Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 65 - Julho 2014

Aproveite o Twinning, uma oportunidade para estabelecer parcerias com instituições europeias  excelentes,  aberto até Maio de 2015 com um orçamento global de 62 M€.
O programa Widening, que inclui o Teaming, o Twinning, as ERA-Chairs e outras medidas como o já bem conhecido COST, surge da necessidade de reduzir drasticamente o desnível das taxas  de sucesso na participação dos vários países europeus nos programas-quadro de investigação. Com o Twinning, pretende-se contribuir para este objetivo através do incentivo (até 1M€) a um networking definido estrategicamente, bem estruturado e intenso entre uma instituição de um Estado Membro (EM) “low-performing (um dos EU13, mais Portugal e Luxemburgo, de acordo com o índice de desempenho na excelência da investigação), com duas ou mais instituições excelentes de quaisquer outros dois EM ou países associados.

O objetivo principal do Twinning é o de fortalecer a capacidade científica da instituição  do país low-performing - e que, obrigatoriamente, lidera o consórcio - no domínio científico escolhido,  bem como melhorar o capital humano de todas as instituições participantes. O Twinning financia as atividades de planeamento, formação, transferência de conhecimento, intercâmbio de investigadores, etc., empreendidas pelo consórcio no âmbito do objetivo definido. Esta parceria será constituída para concretizar um plano de networking que visa consolidar relações interinstitucionais que venham, no futuro, a permitir a formação de novos consórcios e projetos financiáveis no âmbito de fundos europeus, quer a médio, quer a longo prazo. O projeto Twinning sustenta-se na reflexão da unidade de investigação sobre si própria, consubstanciada numa análise SWOT, cuja inclusão na proposta é obrigatória, e na resultante opção estratégica por um tema e um projeto estruturante, devidamente inseridos nas estratégias nacionais e regionais de especialização inteligente, que garantam ao proponente um salto qualitativo no seu desempenho, a nível regional, nacional e, principalmente, europeu/internacional.

Porque o programa é novo e porque a construção de um projeto com sucesso nestas condições é morosa, a COM determinou um prazo alargado para elaboração das propostas a este primeiro concurso (está previsto haver um concurso de dois em dois anos, mais ou menos), que se estende até Maio de 2015. Portanto, se não fez ainda a análise SWOT do seu centro ou instituição, faça-a já. Se não traçou ainda o seu plano estratégico, pense nisso. Comece já a elaborar a sua proposta Twinning, a identificar os temas que pretende atacar e os melhores parceiros europeus para fazê-lo. Não se esqueça que os parceiros verdadeiramente excelentes vão receber muitos convites para Twinning e os primeiros convites vão ser os que terão mais hipóteses de serem aceites. Um contacto tardio, mesmo que apelativo, pode ficar condicionado por outros compromissos prévios já aceites pela instituição convidada. Assegure desde já o compromisso das instituições parceiras para a sua aposta no Twinning. Aproveite bem o tempo que tem e aumente assim a probabilidade de sucesso. Na dúvida, ou para quaisquer esclarecimentos, contacte o GPPQ.

 

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt
Remover o seu endereço da lista